O xadrez é um jogo muito antigo que surgiu a partir do jogo indiano chamado de shaturanga. A Pérsia foi à primeira nação do xadrez, ela que foi a responsável pela criação deste e quando foi invadida pelos árabes, estes levaram o jogo para a Europa durante a invasão do islamismo. Na Europa, o xadrez tornou-se o jogo que é hoje.
Como o xadrez é um jogo de raciocínio, ele foi definido como esporte intelectual que se baseia em três elementos: jogo-arte-ciência. Jogo porque requer habilidade, arte por causa da imaginação e ciência devido ao cálculo.
Apesar desta definição, muitos consideram o xadrez como um jogo matemático que tem como objetivo deixar seus praticantes mais inteligentes e melhores no cálculo matemático. De fato o xadrez auxilia no cálculo, porém não se deve esquecer que como todo jogo com regras, o xadrez tem um grande valor sócio-educativo, pois promove a inclusão, a interação e a socialização do aluno com o meio.
Através do xadrez, podemos trabalhar vários aspéctos na vida das pessoas.
Na Escola João de Deus Nunes, o xadrez é uma ferramenta de fundamental importância para o desenvolvimento mental, emocional, espiritual e social de nossas crianças.
Através de filmes, documentários e das próprias aulas de xadrez, resgatam-se valores como: igualdade racial (peças pretas e peças brancas), igualdade social (todas as peças são importantes no tabuleiro), auto-estima, humildade, concentração, obediência as regras, capacidade de raciocínio lógico e matemático e tantos outros valores para a vida dos enxadristas.
Com a construção das peças de XADREZ GIGANTE, através da técnica de PAPIETAGEM, também trabalhamos as questões de responsabilidade para com o AMBIENTE EM QUE VIVEMOS, visto que reutilizamos os jornais, depois de lidos, para a confecção das peças do jogo, que tanta alegria e entusiasmo trás para as crianças envolvidas no projeto.
Como são fabricadas as peças?
ResponderExcluirTambém quero saber como se dá o processo de fabricação dessas peças gigantes. Quero aplicar com meus alunos.
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